Image Map

18 de mar. de 2015

Tipos de tosa para seu Shih tzu

Uma das coisas encantadoras do shih tzu é a tosa né gente ?



Mas é claro que a tosa adequada.

  Bom como a minha ainda é bebe e os pelos ainda estão crescendo, eu estou aprendendo algumas coisas, pois uma coisa que me incomodava muito eram os pelos "bigodinho" que atrapalham o olho, e pesquisei bastante e é claro que procurei tirar a duvida com um profissional, esses pelos não devem ser cortados e nem aparados, pois podem crescer mais grossos e sempre vão espetar o olho dos bebes, a dica é deixar crescer pois ele vai abaixar, se você cortar vai sempre precisar estar cortando pois eles crescem muito rápido e pode atrapalhar na saúde do seu cão.



O Shih Tzu é um cão pequeno de colo, tendo como característica um subpelo longo e majestoso. O acabamento de seu pelo requer uma considerável quantidade de cuidados.



Alguns tipos de tosa









































Penteando seu ShihTzu
 Se a ideia é deixar seu ShihTzu com o pelo comprido, é importante saber que as escovações devem ser frequentes – todo dia ou dia sim, dia não! Se você não tiver essa rotina com seu cãozinho ShihTzu, irão ocorrer “nós” que serão difíceis de desfazer, sendo preciso até cortá-los.
Acostume seu bichinho desde bebê à essa rotina, que leva em média uns 20 minutos por dia, assim ele ficará tranquilo durante a escovação.  Existe a opção de tosa-filhote, onde os pelos ficam com uma altura de 5 a 10 cm, dá menos trabalho e podem espaçar o intervalo entre essas escovações para umas duas vezes na semana!


Preparando-se para a escovação:

   Escolha um lugar seguro como uma mesa firme, de modo que você fique confortável e seu pet possa se mexer sem perigo de cair. Com uma mão, segure o filhote ao mesmo tempo com firmeza e delicadeza, e com a outra mão escove! O ideal é que esse momento seja só de vocês dois. Se pedir para outra pessoa segurá-lo, seu pet pode sentir medo e se agitar ou tentar fugir. Aliás, tentar fugir eles sempre tentam, o nosso papel como donos carinhosos é mostrar que nada de mal vai acontecer, ir escovando aos poucos, fazer pausas e só retomar a escovação quando ele se acalmar.
   Uma dica muito interessante para quem ainda tem seu ShihTzu bebezinho, é deixar a escovação para quando ele já estiver bem cansadinho, depois que já brincou bastante, pois a tendência a ficar quieto e deixar você escová-lo é maior. Se tentar essa tarefa logo que ele desperta, prepare-se para muita agitação, pois ele vai entender a escova, você e o processo todo como uma grande brincadeira e você não vai conseguir penteá-lo.
   Começando desde cedo, seu cãozinho se acostumará e você terá poucos problemas quando ele for maior. Geralmente após os 8 meses a escovação pode se tornar problemática se essa rotina não foi estabelecida, aí o recomendado é fazer uma tosa mais curta, que remova todos os nós e começar tudo do zero



Qual tipo de tosa mais se encaixa com o seu bb ?
aceito dicas de post :D

Um comentário:

  1. Ai eu tenho mais cachorro agora, mas pra mim qqr tosa tá valendo, eles são lindos de qqr jeito, adorei esse post. Bjs

    Mostrando as Garras

    ResponderExcluir



Image Map